sexta-feira, março 30, 2007

Ali não "estrova" ninguém!

Retrato de uma sociedade desinformada, desinteressada, deshumana...

Século XXI. Arredores de Lisboa. Oito da noite. Uma mulher na casa dos setenta anos, aspecto descuidado, dirige-se a mim perguntando se são cães que estão ali no quintal, onde me preparo para entrar e cuidar das cadelitas que alguém abandonou para morrer, a Lucky e a Chance. Respondo afirmativamente. Mais uma vez passa-me pela cabeça como é possível haver gente tão cruel que é capaz de abandonar um animal, um companheiro, à sua sorte, não entendo...

"Eu não sei ler nem escrever, mas eu também gosto muito de animais", responde com um sorriso que deixa entrever anos de fraca higiene oral.

A minha interlocutora queixa-se que os cachorros não deixam o marido dormir, quando ladram, como fazem os restantes cães nas outras casas da rua, sinto-me naturalmente responsável e tento imaginar uma solução possível, enquanto a mulher inicia uma verborreia descrevendo que, o marido estava a jantar, em casa, mas que a neta estava a chegar para lhe colocar a fralda, para ele ir dormir. Dormia no anexo da casa, perto da horta, do outro lado da rua, geminado com o meu quintal.

Tinha ali improvisado um quarto, uma cama. O marido dorme ali. Isolado da família.

"Sabe, é que o meu marido tem Alzheimer, e assim pode fazer o chiqueiro todo ali, que não "estrova" ninguém!"

A cada palavra fico lívida, incrédula com a descrição... Imagino o espaço exíguo onde cabe uma cama, e mais qualquer coisa que já nem ouvi, com pouca ou nenhuma luz, aspecto insalubre...

Enquanto ouço a descrição da mulher, quase em fundo... mostra-me aproximadamente a área do "quarto" e, estupefacta, vou confirmando as minhas suspeitas.

Pergunto-me vezes sem conta como é possível...?
De vez em quando, ouvimos falar na rádio, ou nos telejornais, que está alguém, uma criança, um adulto com alguma deficiência, numa localidade do "Portugal profundo", a viver em condições sub-humanas. Chocamo-nos com isso! Como é possível?!

É possível! Acontece! Acontece ali mesmo ao lado!

Estamos no século XXI, é facto, mas a verdade é que, infelizmente, a sociedade portuguesa está ainda muitos, muitos anos atrasada...
Claro que tem havido evolução, claro que existem mais portugueses alfabetizados, mas a iliteracia é ainda um grave problema na nossa sociedade.

Enquanto me ecoa nos ouvidos "Eu não sei ler nem escrever, mas eu também gosto muito de animais",... provavelmente gosta mais dos animais do que do marido... "é que ao fim de um tempo uma pessoa cansa-se"...

E o sol nasce e poe-se todos os dias, e a lua sobe, alta... e eu penso naquele homem, a dormir no anexo do outro lado da rua...

Há animais com vidas melhores!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 29, 2007

Quero ser Psicóloga!

Desde que me conheço como gente que tem que optar por uma profissão/paixão, que me lembro de pensar "Quero ser Psicóloga!". Um instrumento para o desenvolvimento pessoal e do bem-estar do Outro, e consequentemente do meu próprio desenvolvimento e bem-estar. É a melhor profissão do Mundo! Quis compreender o que fazia o ser humano ter comportamentos tão dispares, queria tentar perceber a singularidade de cada um. Queria tentar ajudar as pessoas que sentem um sofrimento incalculável a sentirem-se um pouco melhor! Continuo a querer tudo isso! É um processo interminável, sempre com coisas novas a aprender! Fascinante!

Sempre considerei que a mente e o corpo são uma unidade indivisível, e que as situações de vida condicionam os indivíduos. Como uma bola, posta em movimento, que encontra vários obstáculos no seu percurso, uns que a impulsionam, outros pelo contrário que lhe dificultam o percurso, que desviam a trajectória.

Infelizmente nem sempre as oportunidades batem à porta. Mas quando existem profissionais que querem trabalhar, apesar da falta de Psicólogos empregados, e falta de concursos para os empregar, torna-se dramático!

Em Portugal existem muitos Psicólogos, muitos deles desempregados, ou a trabalhar em áreas tão distantes da sua formação como serviços administrativos, call center, comércio. Muitos anseiam por poderem exercer a sua profissão. Têm esse direito. A sociedade precisa. No entanto raramente abrem concursos, quando abrem já têm destinatários atribuídos – muitos dos psicólogos que trabalham voluntariamente, durante anos, em instituições do estado, e não só, na esperança de um dia abrir um concurso.

Anúncios que oferecem a licenciados menos que o ordenado mínimo nacional, contratos precários - quando não se abusa dos recibos verdes - encontrei vários!

É claro que a situação precária é “apenas” um reflexo da sociedade portuguesa, da instabilidade em que, malgrado, vivemos em Portugal. Enquanto a classe governante não interiorizar que a saúde, física e mental, a qualidade de vida, a educação,... são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade sã, alfabetizada, produtiva.

Pela minha parte divulgo este Abaixo-Assinado que o SNP está a promover, para chamar a atenção da sociedade para esta questão!

Se concordar, participe!
A sociedade agradece!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 28, 2007

Lucky & Chance II



Etiquetas:

sexta-feira, março 23, 2007

Lucky & Chance


Etiquetas:

quinta-feira, março 22, 2007

À flor da pele?

António Damásio continua a linha de investigação no campo das emoções, abarcando agora o Juízo Moral, o neurologista comprovou através de um estudo publicado na revista Nature a causalidade entre lesões ao nível do córtex pré-frontal ventromedial e as decisões, e consequentes emoções, perante dilemas morais.

Os cientistas que preconizaram o estudo concluiram que os indivíduos que não apresentam lesões na área do cérebro que corresponde às emoções sociais, têm dificuldade, ou sentem-se incapazes, de tomar decisões que contribuam para a morte de um ser humano para defender outros, embora não apresentem dificuldades noutros dilemas morais.
Confirmação que as emoções contribuem de forma inequívoca para a produção de julgamentos de "certo e errado"...
Fico perplexa com a quantidade de pessoas, alguns em cargos de alta responsabilidade social, que deambula por aí com lesões cerebrais!

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 21, 2007

Primavera da Lua




Quantas luas passadas, muitas,
Tantas mais memórias contidas,
Cantadas, choradas, vividas
Como estrelas distantes brilham
Intermitentes no firmamento.

Nascem no breu, iluminam
Na noite sem lua de um sonho
E fazem loucura da vida.

Cadentes pinceladas de luz
Passam rasgando o manto negro,
Cedem cor, esmaecida, ao sonho
Batido de mágoas, moribundo…
A supernova? Consumida.

A lua, ao calor ténue do ânimo
Lentamente trazida à vida,
Paulatina remenda o sonho.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 08, 2007

Por cima dos telhados...

... em busca do infinito...

Etiquetas:

segunda-feira, março 05, 2007

Fortune cookies

"By honouring your words, you are honoured in this world."

quinta-feira, março 01, 2007

Loucos de Lisboa

Parava no café quando eu lá estava
Na voz tinha o talento dos pedintes
Entre um cigarro e outro lá cravava
a bica, ao melhor dos seus ouvintes

As mãos e o olhar da mesma cor
Cinzenta como a roupa que trazia
Num gesto que podia ser de amor
Sorria, e ao sorrir agradecia

[Refrão]
São os loucos de Lisboa
Que nos fazem recordar
A Terra gira ao contrário
E os rios correm para o mar

Um dia numa sala do quarteto
Passou um filme lá do hospital
Onde o esquecido filmado no gueto
Entrava como artista principal

Compramos a entrada p'ra sessão
Pra ver tal personagem no écran
O rosto maltratado era a razão
De ele não aparecer pela manhã

[refrão]

Mudamos muita vez de calendário
Como o café mudou de freguesia
Deixamos de tributo a quem lá pára
Um louco a fazer-lhe companhia

E sempre a mesma posse o mesmo olhar
De quem não mede os dias que vagueam
Sentado la continua a cravar
Beijinhos as meninas que passeiam.

[refrão]


Ala dos Namorados
Música: João Gil
Letra: João Monge

Etiquetas:

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
Status
Status
 
From n3kl.org
Number of online users in last 3 minutes