quinta-feira, março 29, 2007

Quero ser Psicóloga!

Desde que me conheço como gente que tem que optar por uma profissão/paixão, que me lembro de pensar "Quero ser Psicóloga!". Um instrumento para o desenvolvimento pessoal e do bem-estar do Outro, e consequentemente do meu próprio desenvolvimento e bem-estar. É a melhor profissão do Mundo! Quis compreender o que fazia o ser humano ter comportamentos tão dispares, queria tentar perceber a singularidade de cada um. Queria tentar ajudar as pessoas que sentem um sofrimento incalculável a sentirem-se um pouco melhor! Continuo a querer tudo isso! É um processo interminável, sempre com coisas novas a aprender! Fascinante!

Sempre considerei que a mente e o corpo são uma unidade indivisível, e que as situações de vida condicionam os indivíduos. Como uma bola, posta em movimento, que encontra vários obstáculos no seu percurso, uns que a impulsionam, outros pelo contrário que lhe dificultam o percurso, que desviam a trajectória.

Infelizmente nem sempre as oportunidades batem à porta. Mas quando existem profissionais que querem trabalhar, apesar da falta de Psicólogos empregados, e falta de concursos para os empregar, torna-se dramático!

Em Portugal existem muitos Psicólogos, muitos deles desempregados, ou a trabalhar em áreas tão distantes da sua formação como serviços administrativos, call center, comércio. Muitos anseiam por poderem exercer a sua profissão. Têm esse direito. A sociedade precisa. No entanto raramente abrem concursos, quando abrem já têm destinatários atribuídos – muitos dos psicólogos que trabalham voluntariamente, durante anos, em instituições do estado, e não só, na esperança de um dia abrir um concurso.

Anúncios que oferecem a licenciados menos que o ordenado mínimo nacional, contratos precários - quando não se abusa dos recibos verdes - encontrei vários!

É claro que a situação precária é “apenas” um reflexo da sociedade portuguesa, da instabilidade em que, malgrado, vivemos em Portugal. Enquanto a classe governante não interiorizar que a saúde, física e mental, a qualidade de vida, a educação,... são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade sã, alfabetizada, produtiva.

Pela minha parte divulgo este Abaixo-Assinado que o SNP está a promover, para chamar a atenção da sociedade para esta questão!

Se concordar, participe!
A sociedade agradece!

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Blogger spring said...

uma boa Páscoa e bons filmes!
paula e rui lima

terça abr. 03, 04:51:00 da tarde 2007  
Anonymous Gisele said...

Oiiii....Nossaa estou no 3°colegial e Ano q vem pretendo estudar piscologia e me apronfundar o maximo possivel..!!
BjosS!!*

segunda mar. 30, 09:33:00 da tarde 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
Status
Status
 
From n3kl.org
Number of online users in last 3 minutes