quarta-feira, junho 28, 2006

Comunicação

É moda.
E por isso meio mundo fala sobre Comunicação, a outra metade ouve... ou nem por isso, se calhar também fala... e ninguém se ouve!!
Mas falar não é fácil, ao contrário do que diz o ditado. Ou melhor, falar sem dizer nada é fácil, mas falar explicando um ponto de vista de forma compreensível para os outros é difícil! Pode falar-se horas a fio e não dizer coisa nenhuma (que é apanágio da mente política), ou pode dizer-se uma frase e dizer algo importantíssimo!

E no que toca às relações humanas é uma das causas letais! A falha na Comunicação, entenda-se!
Ouvimos no discurso do outro sentidos que não são aqueles que o outro lhes dá, assumimos que o outro quer dizer o que pensamos que quer dizer. Mas é importante perceber se é, de facto, isso mesmo que o outro quer dizer.

Lembra-me uma brincadeira de criança, daquelas de roda... a mensagem... cochichamos no ouvido do amigo uma palavra, ou frase, que é passada de ouvido em ouvido, e no final do circulo, invariavelmente, a palavra inicial difere infinitamente da palavra final. Porque não se ouviu ou percebeu bem, porque não se teve cuidado quando se passou a mensagem... e o resultado é uma falha na Comunicação! E uma falha na Comunicação pode ter consequências muito gravosas para ambas as partes do processo. Pode gerar enganos desnecessários.

Portanto para solucionar um problema não basta falar, é necessário clarificar, especificar, e ter cuidado na forma como se Comunica. Para diminuir a probabilidade de falhas na Comunicação. Subentende-se que as falhas continuarão a existir, mas menos.

Nas relações humanas, estas falhas tornam-se letais na medida em que, minada pelos subentendidos e pelas entrelinhas, a relação está (a menos que os intervenientes sejam supradotados na adivinhação, que no mínimo é improvável), condenada a falhar.

Uma das “receitas” para o sucesso das relações humanas é saber Comunicar, e fazê-lo de forma transparente, inequívoca, coerente. Não é garantido o sucesso, porque existem outras coisas que são também essenciais nas relações humanas, mas é uma grande ajuda.
Brindo, como sempre, à Vida!

Etiquetas: ,

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
Status
Status
 
From n3kl.org
Number of online users in last 3 minutes