terça-feira, junho 05, 2007

O poldro e a andorinha



- Bom dia Sra. Andorinha! – disse o poldro acabado de acordar.

- Bom dia Basílio – respondeu a andorinha enquanto voava perto dele para devolver o cumprimento.

Já tinha desenvolvido amizade com as andorinhas que sobrevoavam a quinta de manhãzinha. Tinham nascido naquele ninho onde se via a cabeça de uma andorinha que ainda não tinha tido coragem para se aventurar fora do ninho, cuidadosamente construído no tecto em cima de uma caixa de electricidade, para o manter quentinho durante o inverno,... o mesmo estábulo em que ele tinha nascido cerca de um ano antes!

Agora aproveitava os suaves raios de sol da manhã para travar conversa com os animais da quinta, as andorinhas, os gatos Listado e Malhadinho e os dois cães de caça, ainda cachorros, de orelhas compridas que passeavam animadamente pela quinta. Era a vantagem de ser ainda um poldro... O Salpico era o irreverente (uma vez deitou um senhor ao chão partindo-lhe o nariz), ficava muitas vezes no estábulo, sempre atento a qualquer movimento. Ao todo eram 7 cavalos lusitanos que viviam no estábulo, incluindo o Basílio.

A Mimosa, uma velha égua tordilho, com 13 anos de histórias para contar, estava no prado com o Napoleão, o paciente cavalo castanho, que resignadamente se deixava selar e montar pelos turistas inexperientes, mas sedentos de dar um passeio a cavalo pela quinta – como fazia a Mimosa anos antes – pela mão do Vladimir, que tentava, entre o português e o ucraniano, ir mantendo uma conversa interessada com os cavaleiros. Aos mais novos perguntava como estava a correr a escola, e aos mais velhos perguntava pelo trabalho, falava da família que tinha deixado na Ucrânia, dos filhos, enquanto tranquilizava o Napoleão para que não saísse a trote quando sentia o cavaleiro mais à vontade na garupa.

Nisto passava Basílio os dias, entre as conversas com as andorinhas e os outros animais, e a rotina do estábulo, aprendendo com Napoleão para um dia poder também passear pela quinta, deixando saudades nos cavaleiros que por ali passavam uns dias de descanso merecido, entre vários hectares de árvores e o chilrear dos pássaros jovens que tinham nascido no despontar da primavera.


Etiquetas: ,

Solar X-rays:

Geomagnetic Field:
Status
Status
 
From n3kl.org
Number of online users in last 3 minutes